30/03 2009
Os 15 melhores filmes de animação dos últimos 10 anos

O The Film Stage fez uma lista com os 15 melhores filmes de animação da última década.

Eu até mudaria algumas posições, mas no geral serve como um bom panorama dessa boa década para quem gosta de um grande filme animado, seja em 2D ou em computação gráfica.

15. Coraline 3-D (2009)

coraline

14. South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes (1999)

south-park

13. Fuga das Galinhas (2000)

fuga-das-galinhas

12. Persepolis (2007)

persepolis

11. Ratatouille (2007)

ratatouille

10. Shrek (2001)

shrek

9. Monstros SA (2001)

monstros

8. A Viagem de Chihiro[bb] (2001)

chihiro

7. A Nova Onda do Imperador (2000)

nova-onda

6. Toy Story 2 (1999)

toy-story-2

5. Titan A.E. (2000)

titan

4. Os Incríveis (2004)

incriveis

3. O Gigante de Ferro[bb] ( 1999)

gigante-de-ferro

2. Procurando Nemo (2003)

nemo

1. WALL•E (2008)

walle

Dos 15, eu só  não assisti Coraline, Fuga das Galinhas e A Nova Onda do Imperador.

Do restante, eu acho que Titan AE não merece uma vaga no top 5, apesar de ser divertido. Até por questão de comparação, já que nos outros 4 o site acertou em cheio.

Eu talvez jogasse Procurando Nemo para quarto, mas WALL•E em primeiro e o top 5 sendo completado pelas duas obras-primas do Brad Bird (Os Incríveis e O Gigante de Ferro, que já foi tema de um post aqui no Vida Ordinária) é justíssimo.

E Shrek e South Park mereciam um lugar mais alto. O primeiro pela forma como influenciou os demais filmes desde então. O segundo por ser uma das melhores comédias que existem.

Por fim, será que As Bicicletas de Belleville[bb] não tinham uma vaguinha aí, não?

.

Mas e vocês? O que mudariam na lista?

Publicitário, blogueiro, produtor de festa e, pro azar de vocês, piadista.

70 Responses to “Os 15 melhores filmes de animação dos últimos 10 anos”

  1. Rafael says:

    Taí, eu trocaria “Titan A.E.” por “Bicicletas de Belleville”. Na mesma posição.

    E eu pularia Ratattouille várias posições pra cima. Acho que gosto mais dele até do que d’Os Incríveis. A Viagem de Chihiro mereceria subir também…aliás, faltaram outras animações orientais na lista, né. Ela acabou ficando como “representante”. =P

    De resto, até que é uma boa lista mesmo. Pelo menos perto das outras listas que têm aparecido esses dias…hehe

  2. Diego Denck says:

    Eu tiraria Wall-E do topo e colocaria lá pelo 14º. Subiria Toy Story 2 e Chihiro. E desceria Titan AE

    Gostei de ver A Nova Onda do Imperador, que é hilário, aí. Mas colocaria mais pra baixo, eu acho. E subiria South Park.

  3. Eu não entendo essa sua implicância com Wall-E. É uma obra-prima!

  4. Rafael says:

    Eu não entendo porque qualquer pessoa normal teria implicância com Wall-E.

    Mas o Diego não é lá muito normal, então tá valendo. XD

  5. Bruno Tavares says:

    Uma coisa….cadê O Estranho Mundo de Jack? o_O

  6. Bruno Tavares says:

    ah ta…agora que li que era “da ultima decada”

    ahuahuhauhauhuahua…

  7. Bruno Tavares says:

    Se bem que relançaram o filme uns anos atras….meu comentario ta valendo…ahahahaahu

  8. Pois é, Estranho Mundo de Jack é de 1993. Mas tô pensando em fazer em breve outro top, mas de todos os tempos… ai entra Jack, vários da Disney, etc

  9. Relançamento não conta, pô. Senão a gente poderia dizer que Império Contra-Ataca foi um dos melhores filmes dos anos 90, só pq foi relançado em 97.

  10. Pth says:

    E Kung Fu Panda?

  11. E The Simpsons?É engraçado…

  12. Gabriel says:

    Eu não assisti boa parte desses aí, mas a lista já valeu pelos da Disney/Pixar e pelo Shrek. WALL-E foi digníssimo do primeiro lugar! =D

  13. Cleyton says:

    Eu colocaria “Atlantis” nesta lista!
    Shrek merecia uma melhor posicao e Wall-E certissimo em 1.o!

  14. Allyx says:

    Pra mim Wall-E ganha em disparada, muito show, mais bolt por exemplo, também foi muito foda, mais valeu pela seleção, muito boa! ;D

  15. Faltou alguns filmes bons nessa lista como o Toy Story.

    Mas a lista ta legal…

    Muito bom o Blog…

    Abraços

  16. O primeiro Toy Story é de 1996, e a lista só leva em conta de 99 pra cá.

  17. fellippe says:

    ta mais faltou tb o espanta tubarão muito loko tb melhor do q Titan
    e concordo com alguns Wall-e e mto bom mais acho q tem melhores pra fica
    no top

  18. Taty Sputnik says:

    A Nova Onda do Imperador é divertidíssimo! SEEEEEEEEMPRE choro de rir (literalmente) em uma parte do desenho, quando eles estão num restaurante. É muito legal!
    Desses, só não assisti Coraline, Persépolis, Titan e Gigante de Ferro, mas procurarei esses desenhos.
    Hum… faltou A Noiva Cadáver. A trilha sonora desse desenho é fantastica!

    O Wall-E mereceu ser o primeiro porque esse desenho não significa ser divertido, mas ele assusta. Ele esfrega a verdade na cara das crianças. Isso é bacana!

  19. Marcão says:

    Wall é uma empulhação. Pronto, falei.

    O roteiro só não é pior porque foi feito pra crianças que não captam as sutilezas. Aparentemente, a maioria dos adultos (analfabetos funcionais) também não.

    Att.

    Marcão

  20. Ainda bem que existem gênios como você para nos iluminar.

  21. D. says:

    Marcão, por favor, explique para um analfabeto funcional quais sutilezas fazem do WALL-E uma “empulhação”. Pois não entendo o fato de expor os possíveis tragédias que poderá ocorrer no mundo, onde nossos filhos (que por sinal são as crianças que assistiram o filme) terão de viver.
    Além do fato conscientizador, tando pelo descaso com o meio ambiente quanto pela dependencia das máquinas nos tornando inuteis e frágeis, ele é uma obra de arte que remete ao cinema mudo, o que nos faz lembrar de Charles Chaplin e suas atrapalhadas.

    Por fim, eu manteria o 1º com Wall-e, mas colocaria no top 5 Shrek e faltou a brilhante A ERA DO GELO.

    Apesar de que seria conveniente fazer um tópico só de menção as animações da ultima decada, porque só assim não haveriam injustiças.

    Abraços…

  22. Marcão says:

    Bem, pra começar…

    Se o planeta tivesse exterminado as plantas (como deu a entender os primeiros 15 minutos), teria eliminado a vida de tal maneira que seria impossível reintroduzir a vida. Tá difícil? Bem, não existem plantas sem animais e nem animais sem plantas. Ciência FAIL. Mas as crianças não captam isso. Na verdade, pra não ter que lutar com conceitos científicos complexos como ECOSSISTEMAS e INTERDEPENDÊNCIA, o único animal(inseto) no filme é uma barata… Mensagem: podem ferrar o planeta que depois sempre tem um jeito pra consertar. O que é uma grande mentira.

    Pra não complicar mais ainda o roteiro patético, o “mundo” se resume a NY. Mais provinciano e patriota impossível!! Bem, melhor assim. Vai que as crianças percebam que os EUA vão REALMENTE FERRAR O MUNDO. Talvez elas entendam o ódio do resto do planeta.

    Fora a hipocrisia de grandes corporações produzindo um filme que fala sobre como as grandes corporações vão ferrar o mundo. E depois vão salvá-lo com tecnologia e robôs!! Mensagem: não pensem. Deixe tudo conosco. (que é o que já é feito na prática). Se queriam colocar alguma mensagem, ao invés de usar uma empresa fictícia como Buy Large, porque não colocar as verdadeiras culpadas: GM, Ford, Shell, Exxon, Wal-Mart, Monsanto, Lockhed, Warner, Pixar, Fox, etc ?

    A verdade é que walle é estéticamente lindo, com pretensões a ser “arte”, mas na verdade é só uma histórinha de “amor” entre 2 robôs. Típica obsessão norte-americana pelo relacionamento homem-mulher monogâmico e cristão fundamentalista.

    Ainda tem outras considerações, mas vai ficar muito longo. Mas já dá pra vocês começarem a pensar.

    Ainda bem que existem gênios como você(eu) para nos iluminar[2].

    Att.

    Marcão

  23. iNcRéDuLo says:

    mto boa lista! mas REALMENTE faltou ERA DO GELO… mas teriam que ser um TOP 16… hehehe todos os que estao aí merecem destaque… não tem Madagascar, razoavel…

    abraços!

  24. Rafael says:

    Marcão:

    Você é louco. Eu ia tentar rebater seus argumentos, mas essa suas “teorias” a respeito das corporações e da obsessão monogâmica serem a “prova” de que o filme é ruim só demonstra a sua insanidade. E com louco a gente não discute.

    Caso clássico de paranóia. Dica: procure tratamento.

    PS: Não sei de onde você tirou que a cidade do filme é New York. Em nenhum momento eles deixam claro que cidade é aquela (justamente porque poderia ser QUALQUER UMA, sacou, sacou?), mas você na sua genialidade inferiu que seria NY. Muito bem.

  25. Marcão says:

    Vc não rebateu porque não tem como. É bem óbvio.

    De onde eu tirei qeu é NY? Eles fazem até uma Torre Gemea de lixo construída pelo walle!! Faz um favor: assiste de novo com o cérebro ligado e aí volta pra discutir.
    Só pra corrigir: esteticamente/técnicamente é bom. Como roteiro e como criador de consciência é uma empulhação. Como a maioria dos filmes atuais.

    Att.

    Marcão

  26. Pegando por essa sua “lógica” de que só poderia ser Nova York por causa da pilha de lixo formando torres gêmeas, suponho que as pilhas de lixo do Rio formavam o Cristo, as de Paris a Torre Eiffel e as da Itália um coliseu, certo?

  27. E outra, pouco importa se cientificamente não daria pra surgir a vida do nada (o que já é um erro, afinal em algum momento a vida surgiu do nada na Terra). A questão é que o filme mostra claramente que “se a gente cagar pro mundo e continuar produzindo lixo indiscriminadamente, geral vai se fuder”.

    Essa mensagem é passada, e eu vi criancinhas assimilando bem isso. Então ele funciona SIM como gerador de consciência.

  28. E pra fechar, sobre seu argumento fraquíssimo do erro científico: todas as plantas podem morrer e mesmo assim poder continuar sendo possível a vida se reitroduzir naturalmente, por causa das sementes, desde que em condições favoráveis de água e luz. Em dado momento a BNL parece considerar que essas condições são inviáveis, mas eles estavam errados, afinal, o homem é falível (se não fosse, não teria deixado a situação chegar naquele estado). No momento em que essas condições improváveis, mas não impossíveis, acontecem, aquela planta germinou. Simples assim.

  29. Rafael says:

    Marcão, sério, eu arrumo um telefone de um psiquiatra bom pra você. Relaxaí.

    A questão é que não tem porque rebater alguém que acha que o filme é ruim porque enxergou do nada uma “óbvia mensagem imperialista/capitalista” nele. Veja, por exemplo, o meu amigo Alexandre perdendo o tempo dele tentando te explicar o óbvio aí em cima. Você deve ser desses que vê mensagem subliminar e teoria da conspiração em tudo, até nos episódios dos Telletubies. Repito: paranóia é doença, e tem tratamento. Fale com um médico a respeito.

    Agora, essa das “Torres Gêmeas” me fez rir em voz alta aqui, sério. São 1 da manhã, porra, meus vizinhos vem aqui reclamar depois. O mais legal é que eram torres-múltiplas (trigêmeas, quadrigêmeas, quintúplas, etc), já que existiam DEZENAS iguais a elas. Deve ser a evolução: a New York do futuro tem vááárias Torres Gêmeas (de lixo), não só duas. Foda.

    Sabe o que é mais engraçado? Teve americano ultra-conservador tão paranóico quanto você que disse que o filme era OBVIAMENTE propaganda democrata e saiu com os filhos da sala de cinema, porque eles não precisam acreditar nessa baboseira de efeito estufa e reciclagem. Irônico…

  30. Barba says:

    REI LEÃO, ALLADIM, FANTASIA…só pq são da Disney que não entraram?

  31. Simples, não entraram porque não são “dos últimos 10 anos”.

    Lembrando que todos esses da Pixar, e ainda A Nova Onda do Imperador, são da Disney.

  32. Mariana says:

    Rafa me falou para eu vir aqui ver os comentários idiotas sobre WALL-E e confesso que primeiro meus dedos coçaram para rebater tudo com argumentos sólidos e bem fundamentados. Mas meio segundo depois eu comecei a rir…. não vale a pena. Atualmente, eu tento me divertir com as figuras que aparecem por aí. Afinal a internet deu voz para todo mundo. Só não deu cérebro.

  33. Marcão says:

    Rafa,

    pelas suas respostas, acho que você só entende conceitos como certo e errado. Maniqueísmo. Na sequência, você tenta me classificar como paranóico. Falácia Ad-hominem. Limitação intelectual. Sugere teorias conspiratórias que eu nem vislumbrei. Projeção.
    Eu pensei que a arte estava sujeita a interpretação subjetiva. E o filme reflete o pensamento dos roteiristas, produtores, etc. É indissociável.Na MINHA interpretação particular (longe de estar certa ou errada, aliás, desculpe não concordar com você), reflete a época e o pensamento vigente em um determinado país. Com todas as limitações intelectuais que eles carregam. Devido às muuuuuitas limitações do filme, do roteiro e da visão de mundo deles, o filme é muito ruim como mensagem qualquer. É apenas uma histórinha de amor platônico entre 2 robôs, feito pra crianças. Só.
    O comportamento que você descreve dos ultra-conservadores está absolutamente correto. Você deve viver pelo que você acredita. Pluraridade de pensamento é algo bom, embora pelo visto você não concorde.
    Achava que a internet era a democratização da opinião. Achava que os blogs eram lugares de discussão. Pelo seu entendimento (e de sua amiga abaixo), é um lugar onde os amigos dão tapinhas nos ombros dos outros. Desculpa atrapalhar o mundo perfeito onde você e seus amigos com cérebro concordam em tudo.

    Att.

    Marcão

  34. Marcão says:

    Ainda bem que não é um blog de ciência…..

  35. Se fosse você apareceria mais por aqui?

    Se a resposta for “sim”, ainda bem MESMO que não é um blog de ciência.

  36. Marcão says:

    Depois de observar o nível de “argumento” e “discussão”, pode ter certeza que eu não volto mais. Bem que dizem que entretenimento de massa é imbecilizante.
    Desculpe atrapalhar seu mundo perfeito.

    Att.

    Marcão

  37. Mariana says:

    Oh céus. Você vem aqui e fala um monte de baboseira pomposa, mas que nem com esforço fala muita coisa. Das suas opiniões confusas entremeadas com ataques pessoais pouco dá para concluir do que você pensa sobre os argumentos (se é que pensa). Veja bem, parece que cada um pode ter uma opinião, mas que não existe certo e errado, mas que é certo viver de acordo com o que acredita e no final coloca a cereja de dizer que é subjetivo e cada um pode achar o que quer. Não dá para ser subjetivo se o filme se passa ou não em NY, isso é algo que pode ser argumentado e concluir algo certo a respeito.

    Se você é tão esperto e preza tanto a discussão, eu te convido a discutir comigo aqui sobre WALL-E. Você deu algumas razões para considerar um filme ruim. Uma delas é que o filme se passa em NY e isso o torna provinciano. Rafael rebateu esse argumento dizendo que existe uma torre gêmea de lixo. Agora eu que te amndo assistir o filme com o cérebro ligado. Presta BEM atenção no início que você vai ver que aparentemente a cidade onde o filme se passa é ao sul dos grandes lagos. Mas na verdade, não há nenhuma placa nem nada que indica qual cidade é porque isso é irrelevante. E não existem torres gêmeas de lixo, existem milhares de torres de lixo.

    Um dos seus outros argumentos contra o filme o Alexandre rebateu. Eu poderia rebater de outro jeito, mas primeiro vou esperar você dar argumentos contra a tese do Alexandre em vez de resmungar bobagem.

    Por fim, tem esse outro argumento seu:

    “Fora a hipocrisia de grandes corporações produzindo um filme que fala sobre como as grandes corporações vão ferrar o mundo. E depois vão salvá-lo com tecnologia e robôs!! Mensagem: não pensem. Deixe tudo conosco. (que é o que já é feito na prática).”

    Realmente você devia rever o filme. Preste atenção. A B&L leva as pessoas para o espaço e deixa os robôs na Terra. Todos menos o WALL-E estragam. O capitão da AXIOM, depois de descobrir sobre a situação da Terra, resolve voltar pq “a Terra está em apuros e precisamos salvar o nosso lar”. As pessoas voltam e os créditos finais mostram todos trabalhando com ajuda dos robôs para reconstruir o planeta. Agora me explica onde esse enredo passa uma mensagem desse tipo que você falou. A mensagem é a oposta!! A idéia central é que viver num mundo de ilusão e evitar confrontar os problemas não leva a nada. Cada um precisa fazer sua parte. Sugiro ainda que você ouça e preste atenção na letra da música do Peter Gabriel que toca ao final do filme.

    Agora é o seguinte. Se você é a favor de discussão e debate, vem cá e argumenta porque você acha o filme ruim com explicações claras. Rebate o que foi dito contra seus argumentos, defenda eles sem frasezinhas bombásticas pseudo-espertas. Mais conteúdo e menos embromação e ataque, por favor.

  38. Mariana says:

    Retificando:

    Se você é tão esperto e preza tanto a discussão, eu te convido a discutir comigo aqui sobre WALL-E. Você deu algumas razões para considerar um filme ruim. Uma delas é que o filme se passa em NY e isso o torna provinciano. Rafael rebateu esse argumento dizendo que existe uma torre gêmea de lixo. Agora eu que te amndo assistir o filme com o cérebro ligado.

    devia ser:

    Se você é tão esperto e preza tanto a discussão, eu te convido a discutir comigo aqui sobre WALL-E. Você deu algumas razões para considerar um filme ruim. Uma delas é que o filme se passa em NY e isso o torna provinciano. Rafael rebateu esse argumento e você contrargumentou dizendo que existe torres gêmeas de lixo. Agora eu que te mando assistir o filme com o cérebro ligado.

  39. Marcão says:

    Mariana,

    agradeço o convite, mas pelo seu texto deu pra ver que sua noção de “mensagem” é um bocado vaga. Então vou dispensar o convite. Mesmo porque eu nunca discuto com mulheres nervosas, e é exatamente isso que transparece no seu texto. Está muito irritada só por um filme. Tu trabalha na Pixar? Desenhou, roterizou ou dirigiu essa comédia romântica?
    Pro seu governo, ninguém rebateu nenhum argumento meu. Nem seu texto “estou revoltada porque não concordam comigo” não rebateu nada. A mensagem que VOCÊ diz que é a do filme, não é a que eu percebo. Aliás, me pergunto se estamos falando do mesmo filme. Cresça.

    Att.

    Marcão

  40. Rafael says:

    Marcão,

    Olha que interessante: do mesmo jeito que você me acusa de te julgar erroneamente e usar falácias para te classificar, você faz o mesmo comigo em seguida. Essas são as armadilhas da internet: a gente está sempre interpretando e tentando entender as pessoas, esses seres complexos e cheios de nuances, com muito pouco. Você me julgou ser uma pessoa que só gosta de estar em grupos de pessoas que concordam comigo. Tenho que lhe dizer meu caro, que o inverso não poderia ser mais certo. Se eu fosse desses, entraria no orkut, na comunidade “Eu Amo Wall-e” e mandaria você procurar uma comunidade de “Eu odeio Wall-e” pra você. Não é o caso. Eu gosto de discussões, mas eu gosto quando elas começam com bons argumentos.

    Agora, vejamos o que aconteceu aqui. Você chegou com uma postura arrogante, do tipo “eu sou o único nesse blog inteligente o suficiente pra entender a REAL mensagem do filme. Todos os outros são crianças estúpidas”. Como você esperava que a gente reagisse? Sério, quando alguém já inicia uma discussão nesse tom, eu fico completamente desestimulado a discutir. Tanto que optei por rebatê-lo com humor, de uma forma que, confesso, não é a que eu costumo usar. Como você mesmo apontou, busquei desqualificar a sua pessoa e não os seus argumentos, a priori. De qualquer forma, entenda que isso só aconteceu devido à sua POSTURA ARROGANTE nos dois primeiros comentários.

    O fato é que eu já vi algumas pessoas (poucas, é verdade) que não gostam de Wall-E por aí. Em geral, elas julgam o filme ruim por 2 motivos:
    1- é chato ou infantil demais (em geral, pessoas que odeiam animações em geral porque acham que é “coisa pra criança”);
    2- elas enxergam trocentas mensagens subliminares no filme e esquecem de ver o que realmente está lá. Já vi gente reclamando que o filme mostra as pessoas do futuro produzindo lixo e mais lixo ao invés de reciclar, e que isso seria uma mensagem anti-reclicagem, sendo que é justamente o INVERSO. E outras coisas do tipo. Você, pelo seu posicionamento, me pareceu pertencer ao segundo grupo. Perdoe-me se o julguei apressadamente, portanto.

    Em seguida, respondendo ao meu comentário, você abaixa as “armas” e fala que a arte é subjetiva e stá sujeita a intepretações. Concordo plenamente com isso. Agora me explique porque a sua intepretação é a ÚNICA correta, que foi o que você deixou a entender com a sua postura nos primeiros comentários. Aliás, você vai mudando de postura conforme suas críticas são rebatidas: primeiro chega como o dono da verdade, depois passa para uma postura mais amena, e agora se recusa a discutir com qualquer um que argumente a favor do filme, usando as mesmas falácias que me acusou de utilizar: desqualificando as pessoas, e não os argumentos. Chama a Mari de “mulher nervosa” e ignora tudo o que ela disse. Acusa o Alexandre de utilizar argumentos imbecis, mas se são tão imbecis, porque você não os rebate?

    Você diz que ninguém rebateu nenhum argumento seu. Negação é uma beleza, e é uma defesa natural do Ego, mas ela não é muito útil em uma discussão. Só pra citar um exemplo, até agora não vi você dar uma explicação pras múltiplas “torres gêmeas” (temo dizer que você foi o único que enxergou isso no filme, e não, isso não é uma prova da sua inteligência superior. Pelo contrário) e pro fato da “câmera” descer, no início do filme, na região dos grandes lagos, e não no nordeste americano. Ou NY cresceu tanto que emendou em Chicago, ou temos um problema aqui.

    Sim, toda a forma de arte está sujeita a interpetações, e eu acredito plenamente na “morte do autor”, ou seja, a partir do momento que a obra se torna “pública”, ela pertence ao público, pouco importando qual são as verdadeiras intenções do autor com ela. Mas existem limites para essa intepretação: você não pode chegar e dizer que existem influências cristãs na Ilíada, por exemplo (tem gente que enxerga isso). E existem algumas obras nas quais o sentido é meio “óbvio”, sem muita liberdade para interpetações dissonantes. Acredito que seja o caso de Wall-E: a “mensagem” do filme é extremamente clara, de forma que eu entendo melhor os americanos ultra-conservadores detestarem o filme do que você (eles captaram a mensagem do filme direitinho). Não que a sua interpretação seja completamente “inválida”, mas acredito que você foi “longe demais”.

    A impressão que me dá (posso estar errado, é só uma impressão) é que sentou na sala de cinema já pensando “lá vem, mais um filme imperialista cheio de mensagens subliminares pró-EUA. Vamos ver o que vem por aí dessa vez”, de forma que você enxergou praticamente TUDO que está no filme como uma “mensagem conservadora pró-EUA”. Só faltou reclamar que o robô se apaixona por uma “robô-fêmea”, e que isso é uma forma deles reforçarem os “valores familiares tradicionais”, em uma possível mensagem “anti-gays”. Sério, isso não é uma simples “interpretação”, é doentio. E o que mais me incomoda é você detestar o filme por conta disso, e acreditar que todas essas mensagens subliminares foram colocadas lá propositalmente pelos roteiristas do filme. O problema da “morte do autor” é esse: você tem o direito de ter interpretações quaisquer a respeito de qualquer obra, mas não pode culpar o autor delas por isso também. É a sua interpretação. Não implica necessariamente no fato de ser a mesma do autor.

    Quanto à “liberdade de expressão”, que você tanto defende: infelizmente pra você, a mesma liberdade de expressão que te dá o direito de vir aqui criticar Wall-E, me dá o direito de te achar um babaca por isso. E de dizer isso com todas as letras. Mas não, ao invés de te chamar de babaca, aqui estou eu, tentando argumentar contigo, sabendo que, caso você responda, vai ser no mesmo nível de “resposta defensiva” que você vem dando desde que se sentiu acuado pelos outros comentários aqui.

    E isso porque se diz alguém que apóia a diversidade de opiniões e o debate…

  41. Marcão says:

    Rafa,

    “Você me julgou ser uma pessoa que só gosta de estar em grupos de pessoas que concordam comigo.” -> Será que foi por causa do escárnio e deboche de sua parte?

    “Eu gosto de discussões, mas eu gosto quando elas começam com bons argumentos.” -> Mais subjetivação. “Bom” é subjetivo. Meus argumentos, para mim, são ótimos.

    “Você chegou com uma postura arrogante,” -> Sou arrogante sempre. Até na vida real.

    “do tipo “eu sou o único nesse blog inteligente o suficiente pra entender a REAL mensagem do filme. Todos os outros são crianças estúpidas”. -> Isso é verdade em quase todos os blogs que eu passo (óbvio que não frequento este).

    “Como você esperava que a gente reagisse?” -> Agradecendo por eu ter trazido um novo ponto de vista.

    “Tanto que optei por rebatê-lo com humor” -> Nossos conceitos sobre humor são diferentes também. Suas palavras: louco, paranóico, me incentivou a procurar ajuda profissional. O Sr. Alexandre teve muito menos “humor” que você.

    “entenda que isso só aconteceu devido à sua POSTURA ARROGANTE nos dois primeiros comentários.” -> Encontrou uma justificativa pra sua atitude? Racionalizou? Está feliz agora?

    “1- é chato ou infantil demais” -> Amo animações. É o único lugar que tem algum roteiro melhorzinho no cinema norte-americano (que está totalmente decadente).

    “Perdoe-me se o julguei apressadamente, portanto.” -> Não preciso perdoar, pois não me ofendeu.

    “você abaixa as “armas” e fala que a arte é subjetiva e stá sujeita a intepretações.” -> Não baixei arma nenhuma. Tentei arrazoar que o fato de você não concordar, não torna inverídica minha análise.

    “Agora me explique porque a sua intepretação é a ÚNICA correta, que foi o que você deixou a entender com a sua postura nos primeiros comentários.” -> Eu não quis dizer que minha interpretação é a única correta. Quis dizer, que para um filme com retórica vazia, ele tem muita moral, a meu ver, injustificada. Considero o filme com uma “mensagem” dúbia, hipócrita, provinciana, superficial. Bela arte e um roteiro genérico de amor platônico.

    “Aliás, você vai mudando de postura conforme suas críticas são rebatidas:” -> A vida é dinâmica. Não sabia que teria uma platéia tão agressiva. E não me recusei a discutir com ninguém. E não estou usando nenhuma falácia.

    “Chama a Mari de “mulher nervosa” e ignora tudo o que ela disse.” -> Lê a mensagem dela e vê se é de alguém querendo discutir algo? Tá querendo é brigar sim.

    “porque você não os rebate?” -> Meu ponto é de que não existe plantas sem animais. Bactérias, fungos, insetos, pássaros e outros. FATO. CIÊNCIA. Olha a resposta do Alexandre e vê se isso é argumento. O máximo que ele poderia dizer é: “você está certo. furo no roteiro”. Ainda tentou apelar pra evolução….

    O caso das Torres Gêmeas é que, eu quando assisti o filme, em alguma cena, entendi que eles estavam fazendo uma lembrança ou homenagem às Torres. Como não é meu filme preferido, assisti apenas 1 vez. Posso ATÉ estar enganado, mas isso não torna o filme menos provinciano. Aquele “futuro alternativo” só é possível num país doente como os EUA.

    “a “mensagem” do filme é extremamente clara,” -> Mensagem é subjetivo.

    “de forma que eu entendo melhor os americanos ultra-conservadores detestarem o filme do que você (eles captaram a mensagem do filme direitinho).” -> Querido, os americanos ultra-conservadores captaram com a ótica americana ultra-conservador. Minha ótica é de um brasileiro que não ganhou jabá pra falar bem do filme e achou o roteiro muito preso a uma ótica suburbana norte-americana. Não sou adorador nem dos EUA e nem do seu cinema chinfrim. Minha ótica é a de quem está acostumado com lixo vindo de lá. O filme é apenas um hype.

    “mas acredito que você foi “longe demais”.”-> Respeito sua opinião. Sou um cara extremista muitas vezes.

    “de forma que você enxergou praticamente TUDO que está no filme como uma “mensagem conservadora pró-EUA”.” -> Isso explica muita coisa. Você me estereotipou, me preconceitualizou. Não odeio os EUA e gosto muito das animações, o último resquício de originalidade no cinema norte-americano. Acho que assisti todos dos últimos anos! Uns piores, outros ótimos. A verdade é que eu esperava mais de Wall-E do que a comédia romântica que é.

    “e acreditar que todas essas mensagens subliminares foram colocadas lá propositalmente pelos roteiristas do filme.” -> Opa, aqui você está adivinhando. Eu inclusive tentei explicar que essas mensagens não foram subliminares, eles REALMENTE acreditam naquilo. O filme é um reflexo do momento social/temporal dos EUA.

    “vai ser no mesmo nível de “resposta defensiva” que você vem dando desde que se sentiu acuado pelos outros comentários aqui.” -> Agora que ALGUÉM, tentou responder sem agressividade, deboche e outras pequenezas intelectuais, posso responder de maneira menos defensiva.

    “E isso porque se diz alguém que apóia a diversidade de opiniões e o debate…” -> Tava indo bem. Tirando os ruídos, o debate continua…

    Att.

    Marcão

  42. Mariana says:

    Fungos e Bactérias não pertencem ao reino Metazoa (não são animais). De resto, não vejo nada de produtivo que possa ser dito aqui.
    Apenas mais um comentário: trazer “novas idéias” de forma agressiva não enriquece nada. Só prolonga assuntos desnecessários.

  43. Oliver2 says:

    Nausicaa…
    Muito melhor história que Wall-E

  44. Mario says:

    Poww gente Briga nom…issu era soh p expressar a opinião do dono do site nosfilmes que ele curte, larga a mão d discutir pcausa disso…mass a lista tah boa embora Era do Gelo pudiiiia tah aew neh!!!e Kung Fu Panda RACHEI di rir o FILME TODO!!!

  45. Locutus Borg says:

    Wall-E … 10
    South Park … 0 <– Dá pra chamar isso de animação ?
    Titan AE … 10 <– Eu assisti e não retiraria da lista por nada.
    Faltou Kung Fu Panda que tem tb uma Msg muito bonita.
    Valeu. Fui…

  46. Pq não dá pra chamar SP de animação?

  47. Diego says:

    A maioria dos filmes da lista infelizmente eu não tive a oportunidade de assistir, principalmente o primeiro, Wall-e. A lista está ótima, mas creio que faltou algumas animações brilhantes como por exemplo A Era do Gelo, e também suas continuações, que eu considero a melhor trilogia de animações feitas até agora, pois foram animações simples, com um orçamento relativamente pequeno, mas que conseguiram fazer um grande sucesso. Também A Batalha dos Vegetais, junto com A fuga das Galinhas, feito com a técnica stop-motion, sem grandes computações gráficas, e A Casa Monstro, que foi ótima também.

  48. Ueritom says:

    O que? Wall-E em primeiro? Não deveria nem estar na lista!! E o Madagascar, como fica? E o Carros? Esse sim devia estar e no topo!!

  49. Luiza says:

    A viagem de Chihiro e Coraline mereciam uma posição melhor! E acreditam que eu ainda não consegui ver Wall-E?

  50. Daiane says:

    Querido Marcão.

    Você é um I- D-I-O-T-A e com certeza não devi te entendido o filme não é mesmo?
    Suas palavras sobre ele são apenas baboseiras de alguém cuja capacidade não passa de uma ameba.
    O filme retrata a verdade de um jeito bonito sim, mas isso não o torna mentiroso. Mas se você se acha o dono da verdade por que então não faz um filme meu filho?Com certeza você ganharia de 10 a zero de Wall-e né?

    Olha quando você aprender sobre filmes você pode realmente falar sobre qualquer um. Sua burrice é reconhecida de longe. Não pelo que você disse e sim o do porque você disse.

    Ps: Você realmente deveria procurar um psiquiatra. Qualquer coisa você me liga que eu te arranjo o numero.

  51. loany says:

    heim.. teve uns filmes que eu naum tive chance de assistir tipo “a viajem de Chihiro”, “tintan A.E.”, “South Park “, “Caralina”, “Persepolis”tem tambem o gigante de ferro que eu assisti mais naum lembro direito, lembro que ele é bom! wall-e merece tah em 1º pq esfrega na kra de quem assistir o que pode acontecer.. e naum sei se o marcão sabe mais wall-e é um filme de animação e filmes de animação são feitos pra crianças.. por isso exigem uma liguagem mais simples.. a liguagem de wall-e foi esfregada na kra.. acho que foi o que eu mais gostei! e se aquela cidade fosse realmente NY? melhor ainda que ai mostrava pra as pessoas dos EUA o que tão fazendo e naum colocando como se soh NY existisse..!
    o amor platônico ficou muito fofo pq tipo.. mostra que o amor é cego (minha priminha falou isso quando terminou de assistir o filme quando eu perguntei o que ela entendeu.. ai ela disse isso e que naum devemos continuar da forma como estamos!) que mesmo uma pessoa igual ao wall-e pode se apoixonar por uma pessoa igual a robozinha q eu naum lembro o nome e pode dah certo! tah.. que eu acho moh besteira amor platônico pq naum tem nda de verdade! mais tipo é um filme de animação!
    e outra coisa se falasse o nome de empresas famosas o que vc acha que aconteceria? o produtor do filme seria processado e as crianças iriam odiar essas empresas.. pq cáh entre nos tudo o que acontece nos filmes as crianças acham q é verdade!
    mais eu acho que os meus cometários tão um pouco atrasado pq jah estamos em dezembro e tava o debate em abril por ai.. mais eu quero soh abrir os olhos de quem pensa igual o marcão.. claro que no filme tem coisas surreais.. mais é um filme de animação..
    ah.. kung fu panda podia tah na lista pq tipo mostra que a menor das pessoas.. a pessoa talves mais insignificante pode mudar varias coisas! achei moh fera! podia fazer era um top 20.. pq dos filmes que eu assisti ai eles estão num lugar bom! soh shrek que deveria descer.. achei que faltou mais animação mais passa uma informação legal tambem! e é isso! feliz natal pra todo mundo e feliz ano novo! xD

  52. Gustavo Dionizio de Oliveira says:

    Concerteza é esse
    15-Max Steel: contagem regresiva
    14-Era do gelo 3
    13-Shrek
    12-Shrek 2
    11-Toy Story
    10-A nova onda do imperador
    9-Tom and Jerry: Rumo a marte
    8-Mickey, Donald e Pateta em os três mosqueteiros
    7-Lilo e Stitch
    6-Disney- Pixar Toy Story
    5-Star Wars Guerra dos Clones
    4-Disney-Pixar Up Altas Aventuras
    3-Bob Esponja O filme
    2-South Park Maior, Melhor e sem Cortes
    1-Simpsons o Filmes

  53. ede56 says:

    Concordo com wall-e em primeiro tambem gosto de os incriveis e monstros sa e shreck ,faltou rei leao 3,Vi gente criticando além da conta, falar e facil fazer e dificil,Esse tal de marcao é um critico de mao cheia ,ve defeito onde nem existe,pena que nao faz nada construtivo como indicar animacoes melhores que as expostas ,pra gente ver.Em vez disso perde tempo numa retorica discursiva sem nenhuma objetividade.

  54. kratos says:

    Cadê o happy feet???

  55. marcos says:

    eu acho que procurando nemo deveria estar em primeiro lugar e wall em segundo sem desvalorisar os outros filmes … a agora falando sobre o Gustavo Dionizio você não sabe faser uma classificação de filmes colocar Max Steel em primeiro lugar eii vai estudar um pouco sobre filmes porque em qualquer site que você olhar procurando nemo esta em primeiro …

  56. Paulo Ricardo says:

    Po cade o filme de animaçao
    Mamãe virei um peixe

  57. Rafael says:

    Marcão sou seu fã…cara vc deu uma lição nesse povo…rsrs….concordo com tudo que vc disse. Sobretudo os comentarios sobreo o mundo perfeito…Cara vc é show.

  58. Ronaldo says:

    Cadê um dos melhores não está ( Carros )

  59. sueli says:

    madagascar é divertidissimo

  60. gabriela says:

    eu acho que eles estao super errados porque o filme (A VIAGEM DE CHIHIRO) é o melhor filme do mundo para mim tambem eu só telho 9anos bj

  61. Babi 5 says:

    Olhe,
    Wall-E é um filme bem legal.
    Sabemos que sem plantas não temos vida…
    Mas é só um filme!
    Quem captou a mensagem captou!
    Marcão captou de um jeito e Rafael de outra!
    (Acho que rafael esta certo)!

    Ps: Marcão Já que você não gostou de Wall-E VIRE ROTERISTA E DIRETOR E SEJA FELIZ!

  62. luan says:

    wall-é o melhor :x é uma obra prime mesmo…é o tipo de filme q só deve ter 1… ;D

    os incriveis é bom…o do rato cuzinheiro é bom (esqci o nome) casa monstro é dahora tambem ¬¬

    toy story é o pai das animações 3D

    fuga das galinhas é ótimo .. e monstros s.a. é perfeitoh *-*

    e megamente tem uma história bem divertida e original.. ;D

    mas acima de todos ta wall-e lol flw’s

    msn: naulost@hotmail.com

  63. Apolo says:

    Nao tem pra ninguem o melhor eh o Planeta do Tesouro.

  64. rick says:

    O importante é o que a maioria acha, e é um bom filme, temos que mas mostra a realidade mesmo, mas fazer o que tem gente que vê problema em tudo.

  65. Samara says:

    Toy Story em 6º lugar? Eu acho que não! Toy Story é um clássico, 100% de aprovação do público. Eu não gosto de comparar os filmes da pixar, já que estão todos no mesmo nível, mas Toy Story é O filme, A revolução das animações! A trilogia é incomparável.

  66. raryssa says:

    por min a lista seria assim
    15-os incriveis
    14-madagascar
    13-ratatowli
    12-coraline
    11-procurando nemo
    10-era do gelo
    9-walle-é
    8-sherek
    7-o bicho vai pegar
    6-planeta 86
    5-bolt,supercão
    4-tá chovendo hamburguer
    3-como treinar seu dragão
    2-enrolados
    1-rio

    mas vcs tem suas opiniões e essa é a minha

  67. raryssa says:

    que dizer planeta 51

  68. natyr says:

    pra mim Toy story é unamidade
    acomapanhou minha infancia
    e me fez chorar
    e tbm o titan é um dos melhores
    faltou caminho para eldorado
    e gente quem esqueceu e como pode de
    POCARONTAS??????????????????
    Nossa é uma obra
    e tbm tem aquela que se veste de homem pra ir na guerra no lugar do pai
    Tbm tem Spirit o corcel indomavel
    esse é lindo

  69. marina says:

    E a VIAGEM AO CENTRO DA TERRA??? é um dos melhores filmes do mundo
    na minha opininao!

  70. catia says:

    olhem eu ajo que tem filmes melhores que esses e tem ai muitos que nem deviam de fazer parte dos 15 como por exemplo: Spirt, Coraline, era do gelo, os incriveis, como treinar seu dragao, enrolados, bold super cao, rio e tem muitas outras mas vcs que sabem

Leave a Reply