Confronto Ordinário: Los Hermanos x Joaquin Phoenix


Depois de uma semana sem confronto, nada como voltar com um legal, né?

E pra isso, os participantes tinham que ser de peso.

De um lado, uma das bandas mais cultuadas do Brasil. Adorada por muitos, que cantam aos berros cada letra nos shows. Odiados por outros tantos, que os chamam de Loser Manos.

Do outro, tinha que ser um barbudinho também, né?

Por isso, nada melhor que o ator que surtou (ou fingiu surtar) e que garantiu muitas risadas nesse começo de ano.

Confronto dos inimigos do Prestobarba (não, a Cláudia Ohana não está participando do confronto): Los Hermanos x Joaquin Phoenix

loshermanosxjoaquinphoenix

Os rounds serão:

1º Round: Os Donos da Noite (A fama ou a falta dela)
2º Round: Tenha Dó (Entrevistas antológicas)
3º Round: Outro Alguém
(Quem eles foram ou queriam ser)
4º Round: Cara Estranho (ou seriam caraS estranhoS?)
5º Round: Todo Carnaval Tem Seu Fim
(Mudança de rumo ou fim de carreira?)

Últimos confrontos:

Sócrates x Sócrates
Thom Yorke x Outros Caolhos

Watchmen x Outros Heróis (e mais)

Manoel Carlos x Glória Perez

Netinho x Netinho

Mallu Magalhães x O Mundo da Música

Vamos ao confronto depois do jump!

1º Round: Os Donos da Noite (A fama ou a falta dela)

Não há dúvidas que o Los Hermanos é  uma banda bem conhecida no Brasil.

Mas tipo, não dá pra comparar a fama deles à de outros, como Jota Quest ou Capital Inicial.

Só que tá aí a questão: do que adianta ter a fama de um Jota Quest e de um Capital e ser um Rogério Flausino da vida ou um Dinho?

dinho_ouro_preto_e_rogerio_flausino

- Como o Capital Inicial chegou ao sucesso?
– Foi via Dinho.

Melhor continuar barbudinho, estranho e com aquela turma fiel acompanhando pra fazer coro nos shows.

Por outro lado, o tipo de fama do Joaquin Phoenix é diferente. O cara é um dos melhores atores do cinema americano, um astro de Hollywood.

Astro de 2º escalão em questão de fama e poder, mas mesmo assim…

O problema é que, se você sai na rua aqui e pergunta sobre os Los Hermanos, a pessoa vai no mínimo lembrar de Anna Júlia.

Agora, pergunta por aí quem é o Joaquin Phoenix. Metade vai perguntar se é algum português. E os que lembrarem vai ser na base do “ah, o maluco de Sinais”, “é aquele moço que fez A Vila?” e “ih, ele tava em Gladiador[bb]? Quem ele era, aquele tal de Max?”.

the_swillage

A questão é que ele se acomodou (bem apropriado para o Commodus, né? Hein, hein? ) em ser um mero semi-desconhecido.

E entre os conhecidos mas adorados localmente e o quase-famoso global, ganham os primeiros.

LH 1 x 0 JP

2º Round: Tenha Dó (Entrevistas antológicas)

Amarante esculacha um jornalista imbecil:

“Não, porque nem sempre” é quase um mantra onde eu trabalho. Sensacional.

E essa, que você já viu aqui, do Joaquin Phoenix no Letterman:

Olha, nada contra o Amarante, mas essa entrevista do Joaquin no Late Show já é épica. Concorrência desleal.

LH 1 x 1 JP

3º Round: Outro Alguém (Quem eles foram ou queriam ser)

Joaquin Phoenix já foi Johnny Cash no cinema.

Isso não é pra qualquer um. Até porque a atuação dele (e a da Reese) e uma das poucas coisas que prestam naquela bosta que foi Johnny e June (no original Walk the Line, nome do maior sucesso do Cash).

joaquin-phoenix-3110

Já Marcelo Camelo nunca foi, mas gostaria de ser Chico Buarque. Cada vez mais mistura MPB e samba ao seu som, tenta ser poeta, mas faz todo mundo dormir antes de sabermos se ele de fato consegue chegar lá.

O cara até tentou ficar amigo do ídolo, deu aquela puxadinha de saco num prêmio quando venceu uma categoria contra o Chico e disse que estava envergonhado, mas não deu… Marcelo Camelo não conseguiu virar Chico, e ainda está se encaminhando para virar Mallu Magalhães, sua namorada/afilhada.

Aliás, por falar em Chico, daqui a uns anos, quando a Mallu crescer, ele deve visitá-la uma vez por mês. E uns dias antes disso, nada de Tchubaruba pro Marcelo, porque ela vai estar num stress só.

mallu_magalhaes-552x367

Mas antes que eu continue minha divagação sobre os óvulos da musa dos autistas brasileiros, melhor voltar ao round: ganha o Joaquin. Afinal, o cara incorporou o Johnny Cash e de quebra pegou no filme a Reese Whiterspoon, que além de linda (aquele queixo não me incomoda), não dá cadeia.

LH 1 x 2 JP

4º Round: Cara Estranho (ou seriam caraS estranhoS?)

Olha só, que cara estranho que chegou…

Essa é uma das melhores músicas dos Hermanos, e serve tanto para qualquer um dos quatro quanto para seu oponente desse confronto.

O Bruno Medina, não bastasse tocar o instrumento menos carismático do mundo (ok, minto, Layrton dos Teclados e seu Morango do Nordeste esbanjavam carisma), o cara ainda tem um blog no G1 que disputa em “potencial Lexotan” com as músicas recentes do Camelo.

O Barba, tipo, é o bateirista gordinho barbudo que não fala nada. Onde vocês já viram algo assim? Exato, em Quase Famosos[bb]. E no fim o cara ainda se revela gay quando o avião do Stillwater está caindo. Fica a dica.

sipa_almost_famous_071012_ssh

O Amarante… hm. Olha, ele é meu favorito da banda. Fez as melhores músicas, é carismático, canta sem desafinar e tal. Até gostaria de ser amigo do cara. Mas não dá pra chamar de normal alguém que faz essas dancinhas dele:

Eu chamo de Dança da Bexiga Cheia.

É algo do tipo “enchi a cara antes de entrar no palco, tô morrendo de vontade de mijar e ainda falta meia hora pra essa porra acabar”.

Só que, claro, o Joaquin supera fácil tudo isso. Os 3. Juntos.

Afinal, essa persona que ele criou, seja real ou não, é simplesmente a definição de bizarro. Desde o visual (a barba e o cabelo toscos, a “tatuagem” errada nos dedos, etc) ao comportamento em público, passando pelos seus raps.

Joaquin Phoenix

E alguém assim teria tudo, mas tudo mesmo para levar esse round.

Mas porra, não dá.

Porque se por um lado o Joaquin Phoenix supera em estranheza todos os 3 primeiros Hermanos, não dá pra não dar a vitória pro maluco que com 31 anos parece um mendigo, tem o humor de um emo, sonha em ser Chico Buarque e que pega uma menina de 16 anos. E acima de tudo,  que pega uma menina de 16 anos que é a Mallu Magalhães. Isso vira um sério agravante.

Afinal, casal vira meio que uma coisa só. E se o Camelo já é um sujeito pra lá de estranho, imagina pegar de rebarba tudo que a Mallu agrega.

E ele nem tem o que explicar. No máximo ia ficar gaguejando que nem ela faz em uma de suas músicas mais famosas: “pa-pa-pa-pa-pa….”

camelo-mallu

Aliás, esse casal me lembra outro de mendigão + menina que foi alçada à fama novinha: Devendra Banhart e Natalie Portman.

Mas se no caso da Mallu e do Camelo existe a compatibilidade de autismo, na relação da Natalie eu suspeito de um “Boa Noite, Cinderela” bem dado, que durou um belo tempo.

Afinal, como pode uma das mulheres mais lindas do mundo (e que ainda por cima é inteligente), ficar com aquele dublê de pedinte?

natalie-portman-devendra-banhart

Enfim, olha eu divagando de novo. Em estranheza, Camelo leva os Los Hermanos à vitória contra o aparentemente imbatível Joaquin Phoenix.

LH 2 x 2 JP

5º Round: Todo Carnaval Tem Seu Fim (Mudança de rumo ou fim de carreira?)

Em 2007 os Los Hermanos anunciaram um recesso por tempo indeterminado. Fizeram até show de despedida, ao qual eu obviamente fui (é minha banda nacional favorita de todos os tempos – acreditem, apesar de todas as piadinhas desse confronto).

los_23

Aí um se juntou com um Stroke e fez uma banda bacana que é o Little Joy, outro fez álbum solo e virou pedófilo… enfim, cada um no seu quadrado.

Até que voltam para abrir pro Radiohead. Mas dizem que não voltaram pra valer.

Esse recesso por tempo indeterminado é o que afinal? Um fim da banda com possibilidades de voltas esporádicas para faturar o dinheiro do aluguel? (afinal, o Amarante e o Camelo até estão feitos, mas o Medina e o Barba precisam sustentar a casa de algum jeito, né?)

Se é pra acabar com a carreira, mudar de rumo, que fizessem que nem o Joaquin, que pisou na jaca, cagou a porra toda, jogou a merda no ventilador.

Disse que tinha encerrado a carreira de ator e virou rapper. Adotou esse visual bizarro de agora e começou a se comportar tipo um… um… louco? Autista? Idiota? Qual seria a palavra? Ah, já sei! Começou a se comportar tipo a Sra. Camelo.

Como o Casey Afleck (sim, irmão do ator canastrão cujo rosto lembra nádegas) anda seguindo o cara com uma câmera, tá mais do que na cara que é um projeto à la Borat dele. Mas enquanto isso não é desvendado e não passamos a tratá-lo como um dos maiores gênios do humor de todos os tempos, ele é só uma Mallu Magalhães gringa e com pêlos faciais.

joaquin-phoenix-briga-miami-450

Mas enfim, enquanto a parada dos Los Hermanos causou dúvidas, incertezas e frustrações, a dele simplesmente, como diriam meus amigos paulistas, “causou”.

E assim é muito mais divertido.

Los Hermanos 2 x 3 Joaquin Phoenix

Vitória do Joaquin Phoenix!

.

O que isso significa? Porra nenhuma!

Brincadeira. Isso significa que vou ser linchado no próximo show dos Hermanos.

Até o próximo confronto!

.

PS: Pros nerds de plantão, eu sempre achei que o Joaquin seria o ator perfeito para interpretar o Fëanor.
O que vocês acham?
Ainda mais depois dessa, o cara mostrou que pode passar toda a perturbação e insanidade do melhor personagem que há!

[ad#ad-3]

Alexandre Esposito

Publicitário, blogueiro, produtor de festa e, pro azar de vocês, piadista.

Outros posts de
  • Maurício Donni

    AHAHAHAHAHAHHAHAHA

    Mto legal. Eu gosto de LHermanos, mas realmente os karas são meio estranhos.

  • natalia

    gente do céu, que dancinha é essa? eu daria vitória só pela dancinha. Parece o Jack Black em Escola de Rock.

  • http://alanie.badnerds.org Alanie

    Hahaha, Phoenix como Fëanor?

    É, pode ser sim. Junta o ator mais bizarro com o personagem mais bizarro…

    =P

  • http://qchose.wordpress.com/ Rafael

    Gostei do confronto principalmente pelo fato de saber que você adora Los Hermanos, mas ao contrário da maior parte dos fãs da banda (que consideram os caras como semi-deuses da música), sabe fazer piadas com a estranheza deles.

    Não que eu ache que estranheza seja um defeito para bandas, eu adoro várias bandas que têm integrantes esquisitos. Isso não me impede de rir com as preserpadas deles. =P

    Agora, não duvido que apareça um monte de fãs de Los Hermanos do tipo que eu falei aí revoltados aqui nos comentários, ignorando completamente o fato de você adorar a banda…hehehe. Se quiser, me disfarço de um deles e linko o post na comunidade dos Los Hermanos no orkut. Você vai ver.

    PS: Gosto da opção do Joaquin Phoenix pro Feanor também, ainda mais agora levando em conta a suposta loucura do cara…haha

  • http://vidaordinaria.com Alexandre Esposito

    Sim, a dancinha do Amarante é sensacional, me amarro nela.

  • Adriano Monteles

    Quanta estupidez…Falta do que falar… Não estou aqui pra defender ngm, mas, Afinal, estranhos não são vocês? Que se dizem fã dos caras e escrevem cronicazinhas bestas sobre as “Estranhezas” deles? Alem do mais o que define gente estranha pra vocês, ser ariano, cabelo loiro, olho azul, sair na caras e servir de assunto pra sonia abrão?

    Escuto Los Hermanos esporadicamente, mas acho uma merda esse povinho metido a Arnaldo Jabor que faz um cursinho superior qlqr e se acha o proprio Caetano, falando daquilo que diz admirar só pra dizer que tem algo a dizer…

    Enquanto ao Joaquin, sou fã do cara desde que assistir “Contos proibidos do marques de Sade” – o qual recomendo – Filme que mostra realmente o poder de interpretação dele ( O gladiador passa longe) e não vejo absurdo nenhum na “mudança” do cara, que aliás ta na cara que é pra tirar onda de caras como o Letterman.

    Como diria um genial professor meu: Senso comum é FODA…

  • http://vidaordinaria.com Alexandre Esposito

    Em que momento no meu texto eu digo que “estranho” é necessariamente ruim? É apenas peculiar. Tanto que ganhou o round justamente o mais estranho.

    E onde está o discursinho superior?

    Outra, mesmo que ele esteja tirando onda com todo mundo, não dá pra dizer que foi inusitado e absurda, no sentido de completamente WTF, essa mudança dele. Você fala como se fosse normal um sujeito chegar do nada e falar “ah, vou largar minha carreira bem sucedida, adotar visual de mendigo e virar rapper”.

    E sim, Contos Proibidos é ótimo. Até tentei fazer alguma piada com a cena em que ele fode a Kate Winslet morta (ou agonizante? Esqueci agora, vi o filme há muitos anos), mas nenhuma saiu engraçada.

    Mas agora, se senso comum é FODA, o que seria a falta de interpretação de texto?

  • http://qchose.wordpress.com/ Rafael

    ^^^^^ Bingo! (comentáro acima)

    Eu vou fazer uma campanha em prol do bom humor na internet. Sério, esse mundo tá ficando mal-humorado demais.

    (com essas normas novas eu ando me confundindo todo com os hífens, coisa que nunca aconteceu antes. Valeu aí, autores da norma)

    Ah, verdade, esqueci de comentar: em se tratando deste confronto, faltou um round chamado “Melhor Barba”. Mas nesse os Los Hermanos iam vencer disparado, eles tem até um integrante que se intitula “Barba”…

  • Adriano Monteles

    Até concordo com vc Rafael, o mundo esta mesmo Mal-humorado demais, o problema é que textos como este só ajudam a disseminar uma visão preconceituosa da mudança de comportamento

    Acho que o Joaquin tem até gabarito demais pra chegar e num determinado ponto da carreira e dizer que tah de saco cheio de mundo de Pseu-atores (que na verdade nao passam de estrelinhas) e seguir outro rumo, até por que muita gente como Jack nicholson ja disse ter vontade de fazer isso.

    A mudança de visual é simplesmente consequencia, desprendimento de valores esteticos. Se ele se ve, e acha que a identidade dele é como um “Mendido” como vc diz, seria melhor pra td mundo simplesmente aceitar…

    Afinal, é isso que tah faltando no mundo, a gente aceitar melhor as diferenças…Ate por que no caso dos Los hermanos, com barba ou sem barba, os cara nao vao deixar de ser geniais (venhamos e convenhamos)

    Ao contrario do que vc pensa, nao é falta de interpretação, talvez um pouco de revolta por viver em um pais em que as pessoas repetem o que se diz na Tv sem nem saber o por que ( o que nao deve ser o seu caso)

    Ps:Fazer piada nao é uma forma de criticar?(em relação ao 1° paragrafo da sua resposta)

  • http://vidaordinaria.com Alexandre Esposito

    Cara, eu não vejo o humor SEMPRE como forma de criticar não. Em muitos casos (eu diria que até na maioria deles) é, mas ele também pode servir apenas pra gente ver o mundo numa ótica menos séria, mais auto-zoativa. Nem sou louco de me comparar a eles, mas os caras do Monty Python faziam muito isso (embora exista toneladas de humor crítico no trabalho deles também).

    É o que eu disse, Los Hermanos é minha banda nacional favorita, e acho o Joaquin um monstro de tão bom ator. Mas por que não brincar a respeito deles?

    Vai dizer que você nunca zoou os seus amigos?

  • Denis

    Fã de Los Hermanos são os mais chatos do mundo!
    Tosca até dizer chegar, banda nojenta! E sempre tem um mané nos comentários defendendo o mané do vocalista. Ninguém sabe brincar?

  • Gawaim

    1- Capital Inicial e Jota Quest Tocam música da melhor qualidade. Los Hermanos(Nome argentino claro!) tocam alguma coisa melhorada derivada do sertanojo estilo Bruno&MarroneChitãozim(AAArgh!) e Chatoró, misturado com canto funebre do paraguai!!! Exceto ANAJÚLIA que deve ser plágio de alguma coisa da argentina!
    2- Não ECXISTE! jonralista Imbecil no caso aí, Imbecil é a paródia de músico, mapa do rascunho do inferno musical (cruza de capeta com dor de barriga!) se achando o best of the best da música nacional! O Coitado do agredido jornalista ainda fez um favor de lembrá-lo da única música que não envergonha o grupo (O resto não pode e não deve ser considerado música, quando muito o lamento de um égua quando cruza com jumento!)
    3 – Os caras do Los Hermanos ou a figurinha não queria ser Chico Buarque não! Eles só queriam ser músicos mas ainda não conseguiram, aliás deveriam logo assumir que são emos! A propósito soube de fonte segura que quando o Chico soube que a figuraça queria chegar perto dele, pela primeira vez na vida contratou seguranças armados com ordens para matar se preciso for!
    4 – Não são caras estranhos os Los Hermanos! Eles são chatos e pedantes!São provávelmente filhos de pais chatos e pedantes, metidos a besta, vazios de mente e propósito de vida, são contratados para shows chatos por empresários chatos e conseguem públicos chatos e anti-nacionalistas e que votam no PT! Garaio!(Comenta-se que o Radiohead ignorava a insalubridade destes individuos que abriram o show deles! E disseram que não voltam mais ao Brasil se tal fato se repetir!)
    5 – O anuncio do tal tempo da banda e do show de despedida foi um dos fatos mais comemorados do rock nacional, e tal volta da banda foi lamentado nos 27 estados do país (O Acre não foi confirmado oficialmente!), contatos estão sendo feitos para que a banda aceite viajar num jatinho podre(sem pilotos – os coitados não tem culpa) prá ver se bate em algum morro por aí!!
    Quanto ao Joaquim Phoenix,prá quem não sabe ele é irmão do finado River Phoenix, o cara é talentoso sim! É de família o talento, e claro ele tá cagando e andando pros tais
    Los hermanos, mas na fase atual creio que um encontro fortuito de ambos num aeroporto ia acabar em pancadaria!
    Quanto a vc caro blogueiro,sugiro um tratamento a base da discografia de Raul Seixas por pelo menos uma semanda no minimo seis horas por dia, e após mais uma semana curtindo a Banda Camisa de Vênus (escute todas as faixas em alto e bom tom!), quando a compulsão estiver passando escute Tim Maia por mais uma semana! Tenho certeza que voce vai se curar já, já!
    Aos demais que acham que Los Hermanos é uma (Deus me perdoe!) banda sugiro o mesmo tratamento!

  • araMoacir

    Cara,
    Muito legal esta matéria, bem humorada e bem criativa, particularmente eu não curto os Fratelos, mas sempre achei JP um ator intrigante, com talento mas com papeis ordinários, exceto evidente, com o Comodus(não se é assim que se escreve)…blablabla..

    Boa matéria.

    Abcs!!!

  • Moacir

    Cara,
    Muito legal esta matéria, bem humorada e bem criativa, particularmente eu não curto os Fratelos, mas sempre achei JP um ator intrigante, com talento mas com papeis ordinários, exceto evidente, com o Comodus(não se é assim que se escreve)…blablabla..

    Boa matéria.

    Abcs!!!

  • joao

    algumas piadinhas mais ou menos bobas de lado, pontuação da disputa com critérios meio obscuros do outro, a matéria até que foi boa, eu diria. você realmente divaga demais e pelo visto não edita. e o tom do texto sendo menos sensacionalista, agradaria bem mais. Já tem tanta gente no mundo com essa visão cômico-boba da superficiliadade das coisas que até cansa.. fosse um pouquinho mais auto-crítico e bem editado não daria a impressão que deu pra pessoa aí em cima, o adriano, que o texto é estúpido e desnecessário. é de fato muito criativo, mas faltou um pouco de critério e cuidado com a piada pronta. Tenta ir além do óbvio.. ah, e tem uma coisa. o devendra é genial, rpz. vai ouvir freely pra tu ver. e a mallu magalhes nem merece ser colocada junto do mesmo texto que a natalie portman, convenhamos. é outro mundo, outro tipo de preocupação, de vida, de nível… e a dancinha do amarante? é marca registrada já, coisa riquíssima tb, incriticável.
    e eu acho que influencia sabe? humor é uma coisa bem perigosa, tem que ter bom gosto, medir as palavras, pq sempre influencia, sendo bom ou ruim… trás o melhor e o pior de cada um. taí o gawaim que não me deixa mentir, coitado.

Menu