6 filmes perfeitos pra qualquer Halloween


Halloween é uma data típica da América do Norte, mas com os filmes e séries americanos cada vez mais incorporados à nossa vida, o feriado de Dia das Bruxas dele acabou ganhando o gosto do brasileiro.

E se crianças pedindo doces de porta em porta ainda soa estranho (até porque a gente já tem uma data pra isso, o dia de São Cosme e São Damião), as festas a fantasia já fazem parte do calendário de todo mundo.

Mas além das fantasias, tem outra coisa que sempre lembra Halloween: filmes de terror. E por isso resolvemos juntar os 5 membros da nossa equipe que mais gostam de cinema e um convidado para sugerir , cada um, um filme de terror e falar o porquê. Valia de tudo, dos clássicos (O Exorcista, A Profecia, Psicose, etc) aos toscos, trash e fanfarrões, passando por verdadeiros ícones do gênero (Drácula, Nosferatu, Lobisomen, etc).

Vejam como ficou a nossa lista dos 6 filmes perfeitos pra qualquer Halloween:

Clique aqui para ler a continuação desse post.

Pânico – Por Alexandre Esposito

Hoje em dia, com tantos filmes de serial killer que seguiram o sucesso dele (além das paródias), talvez Pânico[bb] possa parecer um filme menor. O que é um injustiça, já que o filme é divertidíssimo.

Sim, você leu isso mesmo. Um filme de terror divertido. Afinal, Pânico nasceu justamente como uma espécie de paródia dos filmes toscos de assassinos das décadas anteriores. A maior prova disso são as referências a outros clássicos e as famosas regras que o personagem do Jamie Kennedy explicava para os seus amigos e para nós. Só que Wes Craven ao mesmo tempo seguiu e subverteu suas regras que acabou reinventando um gênero e influenciando uma geração inteira. E se a gente ignorar as porcarias que vieram depois, Pânico continua sendo sempre uma boa pedida.

It – Por Bruno Tavares

Ter medo de palhaço já é um padrão da sociedade. Afinal, eles são felizes demais para serem bonzinhos.

Não vou enganar ninguém dizendo que o filme é bom. Na verdade, ele é bem medíocre se formos levar em consideração o roteiro, direção e atuações. Mas quem se importa, quando ele tem o palhaço mais assustador e bizarro de todos os tempos? It já deve ter traumatizado muitas criancinhas e, se você tem medo de palhaço como eu, mantenha distância desse filme. Ou melhor, alugue com todos os amigos porque é diversão certa.

Hiena – Por Felippe Cordeiro

Hiena de Grzegorz Lewandowski conta a história do menino Maly que tem medo de hienas e quando seu pai morre – em uma mina de carvão – ele fica com medo do caminho que tem que fazer até em casa. Para se distrair da vida pacata do vilarejo industrial o garoto inventa suas próprias histórias para explicar seus medos: uma família que volta da morte em forma de Hiena para matar todos que caminham pelo bosque. E a partir da primeira história que ele conta que desaparecimentos misteriosos começam a acontecer.

Maly então fica amigo de um caçador de hienas – que promete protegê-lo em troca de comida e alguns favores – enquanto sua mãe o trata mal após a morte do marido. Os estranhos desaparecimentos crescem na pequena cidade e o garoto começa a suspeitar de seu novo amigo.

Um filme tenso que prende nos dois primeiros atos com seu clima claustrofóbico, todavia o verdadeiro trunfo do diretor é conseguir manter o espectador inquieto sem saber se tudo é fantasia do menino ou a mais cruel realidade.

Pulse – Por Fabiano Ristow

Terrores asiáticos exploraram medos infantis e atingiram as mais básicas noções de repulsa que existem no imaginário coletivo. O que Pulse (ou “Kairo”) mostrou não é nada parecido com o que eu tinha visto antes no cinema e com que eu veria depois até hoje. Mexe com um medo ainda mais obscuro, nada infantil, impregnado em qualquer pessoa que compreende minimamente a brevidade da vida: a ideia de que a morte seria sucedida por uma solidão eterna. O diretor Kiyoshi Kurosawa expande a tristeza e o desespero desse estado numa tensão que não antecede nenhum susto, mas fica lá suspensa no ritmo lento e fantasmagórico e nas composições voyeurísticas, como um sonho escuro em câmera lenta. Os fantasmas se manifestam em computadores e via internet e a já conhecida relação entre solidão e tecnologia é provavelmente expressada de uma das formas mais melancólicas e asssustadoras de todos os tempos, primeiro num espaço íntimo e no fim em proporções épicas. O filme também tem a cena mais aterrorizante da história do cinema, a “cena do Quarto Proibido”, que só poderia ser descrita por nove dezenas de poetas trabalhando juntos, então veja por si próprio.

Ps.: Hollywood fez um “remake” desse filme em 2006 (o japonês é de 2001), também se chama Pulse, não preciso dizer que ele obviamente estuprou toda a sensibilidade do original, e ouvi dizer que a Kristen Bell não está gostosa.

O Estranho Mundo de Jack – Por Alfredo Stadtherr

Eis o melhor filme do Tim Burton[bb]… que não é dirigido por ele! A primeira metade da década de 1990 foi a época mais criativa do diretor, que nos presenteou com Edward Mãos de Tesoura[bb], Batman – O Retorno[bb], Ed Wood[bb] e O Estranho Mundo de Jack[bb], este último conduzido por Henry Selick, pois Burton estava envolvido com Batman.

Selick, no entanto, reproduziu com perfeição a atmosfera bizarra dos filmes de Tim Burton. É uma animação, na melhor das palavras, encantadora, ótima para o início da maratona de filmes de Halloween, quando o primo pentelho ainda tá acordado e você quer fazer ele sossegar de alguma forma.

Vale não só pela história, uma espécie de antítese dos contos de fadas (e isso muito antes de Shrek[bb]), mas também pelo visual, carregado na excentricidade de Burton, e a trilha sonora de Danny Elfman, uma das melhores dele. O difícil é tirar as musiquinhas da cabeça depois. Aliás, procure depois no Youtube as versões alternativas das canções, interpretadas por nomes como Marilyn Manson[bb] e Fall Out Boy[bb]… algumas são bem interessantes.

Os Outros – Por Tiago Franceschini

Halloween lembra susto/suspense/etc e minha sugestão vai para um dos filmes mais representativos pra mim, nesses temas: Os Outros[bb], do chileno Alejandro Amenábar. Com elegância e sutileza, sem usar grandes efeitos visuais e abusar de sustos com sons (eu odeio isso!!), a história da mãe “zelosa”, que mora numa mansão isolada localizada numa ilha, à espera de seu marido que foi lutar na Segunda Guerra, deveria vir com um aviso: não recomendado a cardíacos.

Não só o clima altamente claustrofóbico, reforçado por características marcantes na história – como as portas que precisam estar sempre trancadas ou as janelas protegidas pela luz exterior –, mas também uma Nicole Kidman[bb] inspirada – muitas, na época, acharam que a primeira indicação ao Oscar dela deveria ter sido por esse e não por Moulin Rouge, filme do mesmo ano – fazem de Os Outros uma das fitas mais marcantes do começo da década.

E aí, gostaram da nossa lista? Qual é o filme perfeito para Halloween pra vocês?

Alexandre Esposito

Publicitário, blogueiro, produtor de festa e, pro azar de vocês, piadista.

Outros posts de
  • Pingback: Tweets that mention 6 filmes perfeitos pra qualquer Halloween | Vida Ordinária -- Topsy.com()

  • http://www.vorpal.com.br Fabiano Neme

    Minha lista Top 6 seria totalmente diferente.

    1. O Exorcista
    2. O Iluminado
    3. Alien
    4. Halloween
    5. A Profecia

  • http://vidaordinaria.com Alexandre Esposito

    Não é um Top 6, são só 6 sugestões pessoais.

  • windson vinicius

    minha lista seria assim:

    1 – a hora do pesadelo 2010
    2 – halloween 2 2010
    3 – arraste-me para o inferno
    4 – jogos mortais (qualquer um)
    5 – o lobisomem
    6 – sexta-feira 2010

  • http://videosincriveis.ws/udb Últimas dos Blogs

    Boa!

  • KarollG.

    a minha lista dos 6 indicados:
    1- o exorcista
    2- atividade paranormal
    3- REC
    4- o albergue ( Hostel)
    5- o massacre da serra elétrica
    6- poltergeist
    Embora ainda tenho muiitos que indicar, esses 6 são os 6 melhores, de umas enorme lista :)

  • http://twitter.com/scalon_ scalon_

    Muito bom os filmes.
    Só não concordo que o roteiro de It é medíocre, afinal, é do mestre Stepehen King.
    E a atuação do Tim Cury como Pennywise vale até pela dos outros atores.

  • Danny

    Minha lista de 6 indicados…
    1-o massacre da serra elétrica.
    2-a casa da colina(qualquer 1)
    3-sexta feira 13.
    4-jogos mortais(qualquer 1)
    5-o exorcista.
    6-a casa de cera.

  • http://migre.me/1EnI8 Ana Lúcia

    Excepcional post!

    Enviar Link. Fazer Bombar de Acessos!

    Agregador e Rede Social.

    http://migre.me/1Ur1W

  • http://vidaordinaria.com Felippe Cordeiro

    Como assim Jogos Mortais? Eu até concordo com O Albergue…

    Eu aconselho vocês a assistirem “A Mão do Diabo” e “Joshua”

  • Andre Voorhees

    1) Evil Dead 1
    2) Sexta feira 13 parte 4
    3) Halloween 6
    4) Massacre da serra eletrica
    5) Volta dos mortos vivos 1
    6) brinquedo assassino 1

  • Adriana Vampire

    Minha lista seria assim :

    1- Uma Noite Alucinante ;
    2- Demons – Filhos das Trevas ;
    3- Sexta-Feira 13 ;
    4- Halloween ;
    5- Jovens Bruxas ;
    6- A Volta dos Mortos-Vivos ;
    7- O Estranho Mundo de Jack ;
    8- O Corvo – A Cidade dos Anjos ;
    9- A Rainha dos Condenados ;
    10- A Hora do Arrepio .

Menu