17/06 2011
Os 20 melhores filmes de ficção científica de todos os tempos

Depois de um mês meio atribulado, nossas listas de filmes estão de volta. Vocês já viram aqui 0s 10 melhores filmes baseados em quadrinhos e as 20 melhores comédias da história do cinema.

Agora é vez da gente mergulhar no nosso lado nerd e falar do gênero que moldou o nosso caráter: a ficção científica.

Um gênero que o que tem de nerd, tem de abrangente. Tem gente que acha que sci-fi é quando se passa no futuro, ou no espaço. Bobagem. A maioria dos filmes assim é sci-fi, mas uma coisa não tem a ver necessariamente com a outra. Para provar está aí nosso adorado Star Wars[bb], que se passa no espaço, mas é fantasia e aventura (e NUNCA sci-fi).

Da Wikipedia:

“Ficção científica é uma forma de ficção desenvolvida no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos.”

E justamente pelas visões diferentes que cada pessoa tem do gênero, algo me diz que essa lista vai ser mais polêmica que as outras. Mais uma vez, foi uma votação em grupo, na qual contei com a colaboração do Felippe, do Tiago e do Fabiano.

Então, sem mais delongas, aí estão os 20 melhores filmes de ficção científica de todos os tempos:

20 – Minority Report[bb]

Nos anos 2000 o Spielberg[bb] parece que se focou em filmes de sci-fi, com direito até mesmo a uma parceria com Kubrick[bb] em AI. Mas o longa que foi mais bem sucedido sem dúvida foi Minority Report, inspirado num conto de Philip K. Dick[bb] (que ainda vai aparecer mais aqui).

No filme, Tom Cruise[bb] é um policial que trabalha num departamento que, com a ajuda de “videntes” (os pre-cogs) consegue prender assassinos antes que os crimes aconteçam. Só que quando o acusado é ele, o bicho pega.

Falar do filme dá até saudade de quando o Spielberg acertava a mão. Quem sabe com Tintin[bb], né?

19 – O Vingador do Futuro[bb]

Olha mais um filme inspirado em Philip K. Dick aí. Dessa vez em vez de um policial perseguido, temos um Arnold Schwarzenegger[bb] num thriller onde ele não sabe o que é memória verdadeira e o que foi implantado nele.

Entre idas e vindas de diferentes realidades, ainda dá pra se divertir com o Schwarza socando todo mundo e com a Sharon Stone no auge da gostosura. Pra quem curte algo mais bizarro, ainda tem a prostituta de três peitos.

Parece que vai rolar ano que vem um remake de O Vingador do Futuro, estrelando o Colin Farrel[bb], e tudo que pergunto é: PRA QUE?!

18 – Robocop[bb]

Se a gente já teve uma dobradinha de Philip K. Dick, agora é hora da dobradinha de Paul Verhoeven[bb]. O diretor de O Vingador do Futuro também esteve no comando desse clássico onde uma Detroit decadente e violenta (mais ou menos como a cidade anda hoje em dia) encontra o seu herói em um andróide feito com o corpo de um policial violentamente assassinado.

O filme é ao mesmo tempo tenso, eletrizante e hilário, com muita violência e cenas antológicas, como a do executivo da OCP cheirando cocaína nos peitos da prostituta. Anos 80 puro.

17 – Os Doze Macacos[bb]

Terry Gilliam[bb] ficou conhecido no fim dos anos 60 e ao longo dos 70 como integrante, ilustrador e diretor do melhor grupo de humor de todos os tempos, o Monty Python[bb]. Mas depois do fim da trupe, provou que era gênio dirigindo filmes de outros gêneros, especialmente a ficção científica.

O ponto alto desse segundo momento da carreira dele foi o brilhante Os Doze Macacos, o filme sobre o prisioneiro Bruce Willis[bb] que é enviado ao passado (algumas vezes) para tentar identificar onde e como ocorreu a proliferação de um vírus que dizimou a humanidade.

Não só pelos paradoxos dessas viagens temporais e por uma certa dose de humor negro, mas também pela ótima atuação do Willis e, principalmente, do Brad Pitt[bb] (que nesse filme começou a mostrar que podia ser um ator sério), o filme funciona bastante.

16 – O Grande Truque[bb]

Talvez aqui muita gente torça o nariz, não pelo filme, que é ótimo, mas por a gente ter enquadrado ele como sci-fi. Bem, a máquina de Tesla e a relação da ciência com a concorrência entre os ilusionistas Borden e Angier prova o contrário.

Uma pena que, lançado entre os dois Batmans, esse filme do Christopher Nolan[bb] não tenha tido tanta visibilidade, porque é um dos melhores trabalhos do diretor, que arranca duas excelentes atuações de Hugh Jackman[bb] e Christian Bale[bb], e prova que é possível até fazer um grande filme tendo a Piper Perabo[bb] no elenco. (não que a gente não goste de Showbar[bb], mas chamar o filme de bom seria sacanagem, né?)

Clique para continuar vendo lista (15-11).

Pages: 1 2 3 4

Publicitário, blogueiro, produtor de festa e, pro azar de vocês, piadista.

97 Responses to “Os 20 melhores filmes de ficção científica de todos os tempos”

  1. Tisf says:

    Poxa não entrou Stalker nem Brazil que são dois que eu adoro! Mas em geral a lista ficou ótima

  2. Lúcio says:

    Aposto que vai ter gente chiando que não tem Planeta dos Macacos e Star Trek.

    Mas curti a lista. =)

  3. Ademir says:

    Planeta dos Macacos é o filme mais overrated do mundo.

  4. Ademir says:

    Boa lista. Faltou Solaris, mas isso foi compensado com o primeiro lugar de Blade Runner. Me surpreendeu!

  5. Dos que eu votei, os que mais senti falta na lista final foram os mais recentes: Distrito 9 e Lunar.

  6. [...] mais: Vida Ordinária » Os 20 melhores filmes de ficção científica de … Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag científica, ficÇÃo, filmes, [...]

  7. Joe says:

    Sem dúvida faltou Distrito 9, se não estou enganado ano que vem sai Distrito 10.

  8. Roger Dutra says:

    Na categoria “estamos quase lá” (como é que põe o tachado aqui, hein?) faltou Gattaca.
    Blade Runner merecia o terceiro lugar, com Metropolis em segundo e 2001 – Uma Odisseia no Espaço em primeiraço.
    Fora isto, a Academia não implica com Jim Carey. Ele é chato mesmo. Brilho Eterno foi uma (brilhante) exceção…

  9. Brilho Eterno, Mundo de Andy, Show de Truman…

  10. Roger Dutra says:

    Mundo de Andy, não vi, confio em sua avaliação. Sobre Show de Truman, vi e discordo. Filme e atuação ruins. E tinha um ótimo argumento.

  11. Eduardo says:

    Por mim Wall-e ia pra primeiro e Sr. Ninguém entrava na lista.

  12. Tiago de Mattos says:

    Muito Boa a lista, apesar de discordar bastante dela… Pra mim os cinco filmes mais importantes (e na minha opnião melhores) do sci-fi são 2001, alien, o exterminador do futuro 2, matrix e a origem, com menção honrosa para as sequencias imediatas de alien e matrix (sim, matrix 2 e 3), exterminador do futuro 1 e metropolis.

    OBS: Seria V de vingança um sci-fi?

  13. Sim, V é sci-fi. Mas V é muito ruim.

  14. Leonardo says:

    Poxa ninguém lembra de O Apanhador de Sonhos…
    Tem extraterrestres, humanos com habilidades especiais devido a isso, sem contar que os extraterrestres lembram muito os Aliens já que também usam humanos como “barriga de aluguel” hahaha.
    Sem contar nas cenas de um personagem preso na própria mente como se fosse uma grande biblioteca, eu acho um bom filme.

  15. Luiz.. Whatever... says:

    Não teve tron (o primeiro msm) na lista? Eu acho ele válido..

  16. Marcos says:

    Sério, como Moon (acho Lunar muito feio :s) não entrou na lista?

  17. Da nossa banca que escolheu os 20, só eu tinha votado em Moon. Também acho filmaço.

  18. ramon says:

    DISCORDO!! Planeta dos Macacos é uma alegoria fantástica e o final do filme é marcante (que é um final modificado, o final do livro é também fascinante)!!

  19. Iana says:

    Pô, ficou faltando De volta para o futuro! Pra mim é o melhor.

  20. Vitor says:

    acho que faltou “Solaris” ou “Stalker”.

  21. Armindo says:

    Cadê Star Wars e Matrix?

  22. Armindo says:

    Não tinha visto Matrix

  23. Como explicamos no começo do post, Star Wars não é sci-fi, por isso não entrou.

  24. Breno says:

    Se tivesse um protagonista melhor, sem dúvida, ‘Distrito 9′ mereceria entrar na lista. Gosto também do ‘Cubo’.

  25. @RafaelLevi says:

    Realmente, ficou faltando moon e distrito 9.
    Missão marte é sci-fi? eu acho tão daora!
    Sobre matrix o filme em si é raso, mas o por trás, a história em si e tudo mais é genial!

  26. therock says:

    Sou um fa de filmes com gosto tanto pra filmes lindos como a vida eh bela quanto pesados como jogos mortais, ou seja, nada demais em se tratando de filmes bons, certo? errado, pois não eh todo mundo que consegue ver que filmes de ficcão conseguem ser tao bons, trabalhados e peculiares como um bom romance ou drama etc, diferentemente das pessoas que fizeram esta otima lista, que, por sinal, ha tempos não via uma lista tão congruente, cabendo desde filmes recentes como wall-e a classicos como alien, juntando assim, como diz o titulo, o que ha de melhor em sci-fi. Não irei me prolongar e dizer o quanto este genero de filme é importante, afinal numa ficcão se consegue juntar drama, comedia, terror, suspense etc etc etc, o que não acontece em outros generos…este comentário eh apenas para elogiar a lista muito bem feita, frisando o merecidissimo primeiro lugar para blade runner e, por fim, cobrando(a mesma reinvidicação dos colegas) CADE O DISTRITO 9????

  27. Faltou o “Viagem Insólita” esse é um classico!!

  28. GustavoLC says:

    Faltou Independence Day (embora haja um nacionalismo exagerado). Blade Runner eu curto, mas acho que é muito superestimado. Um filme que é ruim, porém tem uma história muito foda é Duna.

  29. LIncoln says:

    Vou já procurar os dessa lista q ainda n assisti!!!

    Tá estressado?acesse tbm:
    http://sacodebregueco.blogspot.com/

  30. Faltou o 2012, a sequencia de 2001..

  31. Álvaro says:

    Não sou nenhum especialista no gênero mas senti falta de “Eu sou a Lenda”.

  32. Salomao says:

    Caralho, esse filme é péssimo. O cara que é fã de Ister Gay merece a morte.

  33. Marco Willen says:

    What? Tá doido mermão?
    Apesar do filme não ser TÃO emblemático quanto a GH, é simplesmente magnífico.

  34. Marcos says:

    BOA! GATACA é um verdadeiro clássico, um dos melhores filmes que assisti. É uma verdadeira ficção CIENTÍFICA, abordando de modo competente o que em algumas décadas será uma realidade a ser debatida por todos.

  35. jairo says:

    legal a lista mais falto SUBSTITUTO a história muito original e assim como esses filmes

  36. Bruno says:

    Donnie Darko não é bem uma Ficção Científica e se é então o Sexto Sentido também merecia estar nessas Lista e pra mim faltou três filmes essenciais que me colocam dúvidas se está lista foi feita democraticamente:Guerra dos Mundos,Star Wars e Star Trek
    outras menções:Avatar e Tron – O Legado

  37. Big J says:

    Faltou Guerra dos Mundos msm, o original claro. E pra mim 2001 e eh primeiro, Kubricks Masterpiece. Matrix, apesar de se apoiar numa ideia jah bem explorada da rebeliao das maquinas, trouxe uma ideia forte do “think outside the box”. Acho q as vezes rola um preconceito com filmes mais populares, eu colocaria “De volta para o futuro” e “MIB”. Os finais de MIB sao fantasticos.

  38. Cdr says:

    A Grande pergunta que não quer calar: Cade Star Wars?????

  39. victor says:

    Big J., vai estudar um pouco de filosofia, a ideia principal do filme n tem nada a ver com rebelião de máquinas –’ e sim com o Mito da Caverna, cuidado com o que fala na net!

  40. Está no começo do post, onde explica-se que Star Wars é fantasia, e não sci-fi. Não há NADA de sci-fi em Star Wars.

  41. Oswaldo says:

    Realmente, não é nenhum especialista.

  42. Felipe says:

    Sem De volta para o futuro, sem Solaris, sem Brasil o filme, sem Cronenberg e Contatos Imediatos em 2º????

  43. Mlys says:

    tb axo q faltou Gattaca.
    e dos listados só não assiti quatro + tô procurando p baixar Donie Darko e Contato jah faz um tempnho q eu quero vê-los .

    :D

  44. Marcos says:

    Pra quem acha que Star Wars não é sci-fi :

  45. Marcos says:

    Ops…

  46. E desde quando a IGN é autoridade em alguma coisa?

  47. SeRick says:

    Eu particularmente concordo que a saga Star Wars é um dos momentos do cinema, ví aqui muita coisa boa tanto no ranking quanto nos comentários, algumas colocações são discutíveis e existem muitas outras a serem discutidas, um lance legal é observar o contexto tecnológico, politico e social pra se qualificar, principalmrnte,uma obra de sci-fi ou cinema e literatura fantástica, exemplo de Duna. Agora eu incluiria numa lista ampla, The Cell, me srpreendeu na época de seu lançamento e continua muito bom!

  48. leandro says:

    sexta feira 13.o livro da selva.ace ventura

  49. Ficção científica?!

  50. fabio says:

    a lista foi boa mas pra mim faltou o classico o ultimo guerreiro das estrelas de 1984

  51. [...] vimos os melhores filmes de comédia, os melhores de sci-fi e os melhores baseados em quadrinhos. E hoje chegamos à última lista (pelo menos por um bom [...]

  52. Ramon says:

    As bilheterias e as críticas do novo Planeta dos Macacos só confirmam o que eu disse… =D

  53. marcio says:

    star wars não pode ficar de fora !

  54. Star Wars não é sci-fi, é fantasia.

  55. Julio says:

    Independence day não se encaixa no gênero?

  56. No gênero se encaixa, mas numa lista de “20 melhores” não. É MUITO ruim (o que não significa que eu não adore). Mas é ruim demais.

  57. carlos says:

    faltou o melhor filme de ficçao que eu assisti até hoje : SILENT RUNNING com a maravilhosa trilha sonora de JOAN BAEZ , musica : REJOICE IN THE SUN..

  58. Pedro Diniz says:

    Sem Back To The Future, sem credibilidade… Esse filme foi revolucionário na história do cinema

  59. so say we all says:

    FRAKING TOASTERS. cade o battlestar galactica (2003)?
    a miniserie foi reduzida a um filme de quase 3 horas…

  60. Ramon says:

    Gostei muito da lista! Principalmente pela menção do minorit report ! Porem senti a falta do distrito 9 e tron

  61. Anita says:

    Senti falta de “Gattaca” e “Sunshine”. Mas ainda bem que “Contact” entrou na lista, é um filme maravilhoso.

  62. Ricardo says:

    A lista é boa, embora considere que alguns dos filmes listados são muito alternativos ou recentes para serem sagrados como melhores de todo os tempos.Eu,Pessoalmente, incluiria o cult o enigma de outro mundo(Carpenter),o segredo do abismo(Cameron),a mosca(Cronenberg) e jurassic park.

  63. Ricardo says:

    Eu incluiria o cult o enigma de outro mundo(Carpenter),o segredo do abismo(Cameron),a mosca(Cronenberg) e jurassic park.

  64. thiago says:

    faltou inteligencia artificial, sem duvidas um dos melhores filmes

  65. Jaques says:

    Cadô o dia que a terra parou? O original, não aquela porcaria do spilberg.

  66. Troile says:

    Perdeu toda moral quando colocou o brilho eterno de uma mente sem lembranças na lista, primeiro que nem pra ficção aquela bosta presta, segundo que mesmo que prestase JAMAIS estaria entre os top20, vc precisa expandir seus horizontes cara.

  67. falo msm says:

    Distrito 9 é claramente um filme de cunho político e sociocultural. Não pode chamar de ficção científica, porque não é o foco do filme.

  68. falo msm says:

    o povo tá confundindo ficção científica com filme cult q fala sobre futuro, conspirações, apocalipse.

    Isso não é ficção científica. A ficção científica é mais democrática, o que também não implica em ser um blockbuster, claro.

  69. Diógenes Tupiniquim says:

    A lista é muito boa e Blade Runner merece o top. É difícil colocar 20 filmes melhores, sempre faltarã pelo menos 20 que deveriam estar lá. Acho que uns que poderiam ter entrado (mas, daí os citados é que faltariam) a Máquina do Tempo (o original e o remake), Solaris (o russo), Avatar, Distrito 9, A última esperança da terra (também, Eu sou a lenda), Gattaca, a mosca.

  70. Zimmerman says:

    Blade Runner é com certeza o melhor da lista, quem não gostou é porque não entendeu. Independence Day é uma piada de péssimo gosto! As sequênciaS DE MATRIX, Alien, 2001 e Exterminador do Futuro são péssimas!!Gattaca é um filme de 2ª, Star Trek só a série original, o resto é sopa requentada. Contact é ruim e pior ainda por J Foster a atriz mais hipervalorizada de todos os tempos (não sei porque). AI é de um breguismo spilberguiano! Back to Future, entra nas comédias (das melhores), mas não cabe aqui, AvaTAR é pura vigarice, Star Wars é pra outra lista (maior enganação?)Distrito 9 é filme pra moleque da USP achar o máximo, mas o filme é o mínimo, ruim de ponta a ponta, Planeta dos macacos, deve ser só pra símios mesmo, ruim, muito ruim!!!Moon é óbvio, nos primeiros 15 minutos vc já sabe o final…

  71. DoiaCwbeats says:

    faltou 13ºandar,contatos de 4º grau, lunar pelo menos esse 3 tinha que ta na lista.

  72. felipe says:

    falto star wars i não adianta diser quis star wars n é sci-fi claro qui star wars é sci-fi

  73. Victor says:

    Faltou “Jurassic Park”, “O Dia Depois de Amanhã”, “Twister”, “Eu Robô”
    Mas PRINCIPALMENTE Jurassic Park… É o filme de Ficção Científica com MAIOR BILHETERIA DA HISTÓRIA DO CINEMA…

  74. escalamadoncio says:

    listinha mequetrefe, ein?
    brilho eterno de uma mente sem lembranças, ta de brincadeira, só pode.

    faltando vários filmes clássicos e principalmente Babe, que é um dos meus preferidos

    vê se da próxima não dão mancada, se for para fazer é bom que seja bem feito

  75. Carlos says:

    E desde quando o blog Vida Ordinaria é autoridade em alguma coisa?

  76. Contato com certeza merece estar na lista dos melhores! Parabéns pelo post… =)

  77. Bruno says:

    Ah que merda…wikipédia é excelente mas ao mesmo tempo é escrita por qualquer um.
    Quanto a lista, Star Wars e Star Trek deveriam sim, estar.

  78. Riff says:

    Se o conceito é o impacto da ciência na vida das pessoas como norte para a definição de ficção científica, Matrix se enquadra bem nesse gênero. Já Distrito 9 não aborda a questão da tecnologia (como Star Wars), poderia ter sido uma tribo de Neaderthais e a história seria igual. Mas é um filmão!

    Aliás, lista magnífica, seu único defeito é ter só 20. Com mais uns 10, entrariam outras obras-primas mencionadas aqui, como De Volta para o Futuro, Matrix, Gataca, além de outras que mereceriam uma posição também, como Segredo do Abismo.

  79. Diogo says:

    Acho que Gattaca tem muito muito mais a ver com o propósito dessa lista do que uns cinco filmes que vi nela. Como gosto pessoal, Eu, Robô (apesar de fugir um pouco do que o Asimov escreveu) teria uma menção nos quase top 20.

  80. Achei a lista coerente e concordo com as observações em alguns Posts.
    Sou um leitor assíduo de ficção cientifica desde os 8 anos de idade ( Tenho 46 anos )
    Acredito que alguns filmes na lista deveriam estar na categoria Fantasia.
    Interessante Donie Darko e Primer estarem nesta posição ( Alias como comentado no post o segundo nunca vi. Alguém tem este filme por aqui )
    O que eu gostaria de deixar aqui para a a Galera, seria um filme que nunca fizeram e para mim seria o maior clássicos de todos.
    A Trilogia FUNDAÇÃO de Issac Assimov.
    Abraços a todos.

  81. Amanda says:

    Senti falta de Código 46, não se compara a muitos filmes aí, mas acho que merecia ficar pelo menos em 20 t-t

  82. Lord Fenrir (Rg Nyere Presotto) says:

    Cara, pra variar muitos machos de teclado ai em cima, entao vou tentar manter minha opiniao de uma forma respeitosa. Adorei que vc tenha incluido o Contato, A Origem, os 13 Macacos e De Volta PF, adorei tb o Blade Runner no numero 1! Blade simplesmente brilha em roteiro, fotografia, musica, interpretaçao… tudo! Alem de entrar no subgenero do Cyberpunk. No geral a lista esta muito boa sim, porem acho realmente que que dos classicos, tais como 2001, Contatos Imediatos e Metropolis, sempre havera ESPAÇO (sacou? espaço… sideral… rs) para Star Trek e Star Wars. No mais parabens pela lista, teve coragem em incluir o Laranja e o Primer (alias vou procurar sim!).

  83. Monique Ventura says:

    Poxa, por mim podia entrar “Os Invasores de Corpos”, um ótimo filme.

  84. krolina says:

    Eu, robo.
    O dia em que a terra parou.

  85. Sem dúvida o filme Lunar deveria estar nessa lista, o outro importante contato com a atriz Foster foi um belo filme de natureza poética.

  86. Michel Souza says:

    E Barbarella, minha gente?

  87. Maurício Todeschini says:

    Eu INCLUIRIA, sem dúvida:

    - O Enigma do Outro Mundo
    - Aliens, o Resgate
    - O Predador

  88. Paulo says:

    Acho que falta aqui um grande filme…

  89. Marco says:

    Falar que Star Wars não é sci-fi, tá de brincadeira. Mas faltaram outros também, como Perdidos no Espaço, Jornada nas Estrelas, Guerra dos Mundos,Avatar, O Apanhador de Sonhos, Tron, Duna, e outros que eu poderia até citar, mas provavelmente os organizadores do site que devem entender muito de cinema não iriam considerá-los sci-fi.

  90. edmar says:

    Um, pior do que o outro, pelo amor de Deus..
    não sabe o que é filme não?

    –’

  91. Will says:

    Eu gostei da lista pelo fato de não ter aqueles outros filmes que todo mundo põe por falta de gosto pessoal…Mandou bem colocando seu gosto sem se importar. No meu caso eu incluiria em 1° lugar MR NOBODY ( SR NINGUÉM.Se não viu ainda recomendo muito =)

  92. Marllone Sena says:

    “Blade Runner” – Meu filme favorito…

  93. Taísa says:

    Senti falta de máquina do tempo e de admirável mundo novo, mas fazer o que… pra reunir os melhores a lista tinha que ser bem maior! :)

  94. J. Martins says:

    Parabéns pela lista e comentários. Como é evidente as opiniões divergem e ninguém tem o direito, ou competência para julgar os gostos dos outros.
    Tenho 75 anos e já vi de tudo na Ficção Científica. Comecei a ler F. C. cerca dos 12-13 anos e em 1973 mudei de casa e na altura contei os livros e já tinha mais de 2.000. Continuo a comprar…Mas em filmes como o Louva-a-Deus Gigante, dos tempos de a preto a branco, chamar F. C. é um perfeito disparate. Há uma palavra neste contexto que é muito esquecida – CIENTÍFICA -. Isso levou a que muito público considerasse a F.C. como uma “chachada”, para não dizer pior. Felizmente tem vindo a melhorar. Finalmente, a lista de bons filmes de F.C. seria extensa. Gosto muito de alguns citados e menos de outros.
    No entanto vou citar 1+1 que só 2 comentadores referiram. DoiaCwbeats citou – O 13º andar – de 1999, anterior ao Matrix, muito bom, e MARCO VIGGIANI falou num que faz falta mas será muito difícil de fazer, bem feito – FUNDAÇÃO -. Para terminar também vou lembrar um que não consta aqui e de que também gostei – ENEMY MINE -. Pode não se considerar verdadeira F.C. mas o conceito de entre-ajuda de diferentes culturas é digno de nota. (Gostei da piada do “Barbarela”). Cumprimentos a todos.
    J. Martins

  95. mauro marques says:

    Faltou 1936- cem anos depois
    Soláris(1972) (2002)
    Stalker(1979)Diretor Andrei Tarkovsky.
    THX 1138(1971)
    Electronic Labyrinth THX 1138 4EB(1967)
    Brazil(1985)
    Stargate(1994)
    Duna(1984)
    The thing(1982)
    O Enigma de Andrômeda (2008) dois filmes
    O enigma do Horizonte (1997) “Event Horizon”

  96. Rod says:

    Boa lista. Mas acrescentaria Dune e o Enigma de Andrômeda ( na verdade não se encaixa melhor como um thriller tecnologico ) .

Leave a Reply